Introdução

Meu nome é Leonardo, mas as pessoas geralmente me chamam de Leo. Esta bio é focada na minha trajetória profissional. Se você quer conhecer o meu lado pessoal, sugiro me convidar para tomar uma cerveja ou café uma hora dessas!

Nesta página, eu escrevo em terceira pessoa por um motivo. Às vezes preciso copiar/colar essas informações em outros lugares, e geralmente é necessário que esteja em terceira pessoa.

Bio em 500 palavras

Leonardo Graboski Veiga é um Engenheiro Eletrônico que trabalha com Linux Embarcado desde que concluiu a graduação em 2016. Em sua jornada profissional na Toradex, ele começou como Engenheiro de Aplicação em Campo - em inglês Field Application Engineer e por isso comumente chamado FAE - até que se tornou o Líder de Equipe local dos FAE no Brasil, ajudando dezenas de clientes a superarem dificuldades técnicas e levarem seus produtos mais rápido para o mercado, assim como outros empregados em seu desenvolvimento profissional. Ele implementou o Quickstart Guide, ou Guia de Ínicio Rápido em tradução livre, um bem recebido guia de avaliação no primeiro dia para novos clientes da Toradex.

Devido a suas contribuições para documentação e desenvolvimento de demonstrações técnicas de tecnologias chave, sob a tutela do CTO, Leonardo fundou o time de Marketing Técnico no qual trabalhou como Líder de Equipe. Ele contribuiu significativamente para melhor estruturar e incrementar o conteúdo dos sites principal e de desenvolvedor da Toradex, melhorando a UX dos clientes, e assegurando à Toradex posição de liderança quanto ao suporte ao cliente no modelo self-service. Ele implementou programas de parceiros para demonstrar suas tecnologias em hardware da Toradex enquanto oferecendo uma experiência do cliente inigualável ao avaliar estas tecnologias.

Leonardo trabalhou como principal desenvolvedor do projeto Flash Analytics Tool, ou Ferramenta de Análise da Memória Flash em tradução livre, no time de inovação da Toradex. Sue trabalho contribuiu com conteúdo técnico para o site de desenvolvedor da Toradex, na captura de interesse dos clientes em relação a esta ferramenta, e com feedback para o time do TorizonCore em seus primeiros dias.

Atualmente Product Owner do time do TorizonCore, ou Dono do Produto em tradução livre, Leonardo ajuda a modelar o futuro da distribuição de Linux Embarcado TorizonCore, da ferramente de configuração da distro TorizonCore Builder, e das Extensões de IDE que permitem desenvolvimento de aplicações descomplicado sem necessidade de configurações adicionais. Ele guiou o time na implementação de updates seguros offline, provisionamento em escala, updates de bootloader, dentre outros recursos. Ele encorajou o avanço de testes automatizados dentro do time, partindo de lançamentos com testes completamente manuais para majoritariamente automatizados, movendo o status do time com relação às métricas do DevOps Research and Assessment (DORA), ou Pesquisa e Avaliação em DevOps em tradução livre, de baixo/médio para alto, e ainda melhorando em direção a elite.

Ao longo de sua carreira, Leonardo escreveu diversos blogs no Blog da Toradex, no site Embarcados (em Português), e no site CNX Software. Ele apresentou palestras em Webinars da Toradex, The Developers Conference São Paulo 2017, Seminário de Sistems Embarcados e IoT 2019 e, na Linux Developer Conference Brasil 2019.

Estudo e carreira

Esta seção apresenta uma versão resumida da vida acadêmica e experiência profissional do Leonardo.

  • 2016-atualmente: funcionário na Toradex.
    • 2016: estagiário de Linux Embarcado, trabalhando como Engenheiro de Aplicação de Campo.
    • 2017-2018: Engenheiro de Aplicação de Campo.
    • 2018: Desenvolvedor de Inovação em tempo parcial, trabalhando na Flash Analytics Tool (ferramenta de análise da memória flash).
    • 2018-2021: Líder do Time de Marketing Técnico.
    • 2022-atualmente: Dono do Produto no time TorizonCore, inclusive para o TorizonCore Builder e Extensões de IDE.
  • 2011-2016: graduação em Engenharia Eleétrica com Ênfase em Eletrônica na Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).
    • 2011: grupo avançado de estudos em robótica na universidade.
    • 2014: assistente do professor em Aplicações de Microcontroladores II.
    • 2016: trabalho de conclusão: equipamento de produção de cerveja com uma UI web para controle de processo remoto.
  • 2007-2010: curso Técnico em Eletrônica de nível médio na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
    • 2010: trabalho de conclusão: contador de pessoas bidirecional com infravermelho.
    • 2010: estagiário técnico de TI na Antheus Tecnologia.

Palestras e workshops

Esta seção coleta as palestras do Leonardo. As bandeiras 🇺🇸 e 🇧🇷 informam o idioma da apresentação, não o local.

Artigos e blogs

Leonardo has written blog posts for some blogs and websites. As bandeiras 🇺🇸 e 🇧🇷 informam o idioma dos artigos.

Bio detalhada

Esta é uma seção mais detalhada sobre o Leonardo.

Dono do Produto TorizonCore - Toradex (2022 - presente)

No final de 2021, Leonardo migrou para o time de R&D da Toradex, como Dono do Produto - também conhecido como Product Owner - do time TorizonCore, que é responsável por diversos componentes: a distro de Linux Embarcado TorizonCore, a implementação do cliente de updates remotos e offline, a ferramenta TorizonCore Builder Tool para customização da distro, os Pacotes e Contêiners Debian para o Torizon, e as Extensões de IDE para Visual Studio e VS Code.

Como PO, Leonardo supervisionou a implementação de updates offline seguros, provisionamento em escala, e updates de bootloader, dentre outros recursos. Guiou o avanço de testes automatizados dentro do time, transicionando de lançamentos testados de maneira completamente manual para majoritariamente automatizados, movendo o status do time quanto ao DevOps Research and Assessment (DORA), ou Pesquisa e Avaliação em DevOps em tradução livre, de baixo/médio para alto, e ainda melhorando em direção a elite.

Líder de Equipe Marketing Técnico - Toradex (2018 - 2021)

Devido ao seu trabalho focado em demos, blogs e no Quickstart Guide, aproximadamente no meio de 2018 Leonardo assumiu o papel de Gerente de Conteúdo do Developer Website, que futuramente se tornou o time de Marketing Técnico, do qual ele foi o primeiro membro e - à medida que outros se uniram - o Líder da Equipe. Nesta posição ele assumiu tarefas e responsabilidades desafiadoras tanto tecnicamente quanto profissionalmente, e atingiu várias conquistas.

No website de desenvolvedor, Leonardo contribuiu para a melhoria da experiência dos clientes com templates, padrões, convenções, e conteúdo. Também trabalhou diretamente com programas de parceiros, como o Partner Demo Images (Imagens de Demonstração de Parceiros, em tradução livre) e o Partner Demo Containers (Contêiners de Demonstração de Parceiros, em tradução livre).

Em parceria com a AWS e a NXP, gerenciou o desenvolvimento técnico do AI at the Edge, Pasta Detection Demo (IA na Borda, Demo de Detecção de Macarrão, em tradução livre), também conhecido como Pasta Demo, no qual acumulou a função de desenvolvedor fazendo customização com o Yocto Project.

Ele contribuiu significativamente para a reestruturação do site principal e site do desenvolvedor da Toradex. No último, após um estudo profundo, Leonardo pavimentou o caminho em direção a um novo website com um processo de contribuição melhorado e novas características para melhoria de UX.

Desenvolvedor de Inovação - Toradex (2018 - 2019)

Aproximadamente ao mesmo tempo em que Leonardo mudou para o time de Marketing Técnico, ele também assumiu o desenvolvimento de um projeto de inovação chamado Flash Analytics Tool (Ferramenta de Análise de Memória Flash, em tradução livre). Ele trabalhou com duas linhas de pesquisa: observação de escritas ao armazenamento desde o espaço de usuário até os drivers específicos de dispositivo, para garantir que todas as operações de escrita sendo computadas estavam realmente atingindo o dispositivo físico após todos os estágios de buffer e cache, e monitoramento da saúde da flash - focado em e.MMC - ao longo do tempo, tanto usando dados definidos no padrão e.MMC 5 e dados de saúde granular por bloco específicos do fabricante.

Esse trabalho culminou em melhorias para o conteúdo do artigo eMMC (Linux) no website de desenvolvedor, um webinar sobre memória flash em sistemas de Linux Embarcado, e na conclusão do MVP do projeto.

Estágio e Engenheiro de Aplicação em Campo Brasil - Toradex (2016 - 2018)

Em 2016, à medida que concluía a graduação, Leonardo foi selecionado para o programa de estágio em Linux Embarcado na Toradex. Ele trabalhou diretamente com suporte aos clientes, contribuiu para o site de desenvolvedor da Toradex com edições de artigos e a implementação do Quickstart Guide (Guia de Início Rápido, em tradução livre). Também desenvolveu demonstrações técnicas e escreveu blogs técnicos tanto em português quanto em inglês. Após um tempo, Leonardo assumiu a posição de Líder de Equipe e ajudou seus colegas a se desenvolverem como engenheiros de aplicação em campo.

Graduação em Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica - EESC-USP (2011 - 2016)

Em 2011, ingressou na graduação de Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica na Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Lá, aprendeu a base da engenharia, com foco em matemática (a base do cálculo, equações diferenciais ordinárias, cálculo com números complexos), eletromagnetismo, sistemas de controle de primeira ordem (tema que foi de seu interesse, mas no qual decidiu não se aprofundar devido aos sistemas embarcados), princípios de bioengenharia ocular, e princípios de formações de imagens médicas.

Ao longo da graduação, também obteve conhecimento mais aprofundado sobre circuitos digitais, microcontroladores (novamente o bom e velho 8051, e também PIC 16Fxx), CLP (ladder), FPGA (novamente VHDL, majoritariamente com simulação) e Linux Embarcado (Raspberry Pi e BeagleBone Black), que culminou em seu trabalho de conclusão de curso sendo um [Sistema Automatizado de Produção de Cerveja, Monitorado e Controlado Remotamente](Sistema automatizado de produção de cerveja, monitorado e controlado remotamente).

Técnico em Eletrônica de Nível Médio - UTFPR (2007 - 2010)

A jornada profissional do Leonardo começou em 2007, quando ele iniciou um curso de Técnico em Eletrônica de 4 anos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ele aprendeu sobre circuitos eletrônicos analógicos e digitais, microcontroladores (o bom velho 8051, na forma de um Atmel 89S52), e até um pouco de microprocessadores (um SoM com um ARM7TDMI-S de um fabricante de SoMs local, o qual ele programou em C bare metal), e FPGAs (implementou um microcontrolador de 4-bits para um Altera Cyclone III em VHDL).