Pela 61 vez, seja bem vindo ao Foto do Mês. É isso mesmo, hoje essa coluna do blog completa 5 anos de vida.

Para comemorar este marco, escolhi a cidade de Curitiba como uma das atrações, por ser minha cidade natal. O tema completo da postagem é uma viagem com os sogros para Curitiba, Morretes, Ilha do Mel, e Caiobá.

Sim, são fotos das minhas férias. Fica aqui o disclaimer para quem veio somente em busca de cliques artísticos.

O post em si tem duas partes:

  • Lugares: os locais por onde passamos ao longo da viagem
  • Temas: coisas como flora e gastronomia foram agrupadas em temas

Caverna do Diabo

A Caverna do Diabo é uma formação geológica e se encontra no meio do caminho entre Valinhos e Curitiba. Ela faz parte do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, mais conhecido pelo seu acrônimo PETAR.

As estalactites e estalagmites diversas são incríveis.

Curitiba

Curitiba, minha cidade natal, é muito linda para quem busca um turismo mais urbano, voltado aos parques e museus.

Jardim Botânico

Começamos com o Jardim Botânico, parada obrigatória de qualquer turista na capital.

Rose Petenucci

Essa é a loja de doces onde minha mãe trabalha. Na época da viagem, a loja estava completamente focada no tema do Halloween.

Ópera de Arame

Fomos à Ópera de Arame para visitar brevemente e tomar um café da manhã no bar local, com um deck agradável à beira do lago.

Parque Tanguá

Outro ponto turístico famoso pelo seu espelho d’água, campanário, fontes, e queda d’água.

Unilivre

A Universidade Livre do Meio Ambiente é um lugarzinho meio escondido. Conta com um belo edifício construído em madeira e é comum ver ensaios fotográficos pré-casamento nas suas dependências.

Bosque do Papa

Bosque Polonês, chamado Bosque do Papa dada a visita do Papa João Paulo II. É um lugar pequeno porém charmoso e fica logo ao lado do Museu Oscar Niemeyer.

Essa estátua do papa chega a dar medo!

Largo da Ordem

Centro histórico recheado de fachadas antigas e opções gastronômicas e culturais. A foto em si mostra a estátua do Cavalo Babão em destaque e algumas araucárias contra a luz do pôr do sol.

Mercado Municipal

No Mercado Municipal de Curitiba se encontram diversas lojas com produtos a granel, bebidas, comidas diferentes, queijos e embutidos, dentre outros.

Museu do Olho

O Museu Oscar Niemeyer, popularmente conhecido como Museu do Olho, é uma daquelas atrações que é famosa pelo edifício. Dentro dele, há diversas exposições que variam com o passar do tempo.

Estação Tubo

Não poderia faltar neste post uma foto em uma estação tubo, na qual os ônibus da cidade param.

Região da Comendador Araújo

Essa é uma das regiões que ligam o centro ao bairro do Batel, famoso pela pompa de outrora.

Universidade Federal do Paraná

O prédio da reitoria da UFPR tem uma fachada com bonitas e grandes colunas.

Paço da Liberdade

O Paço da Liberdade é outro prédio histórico com uma bonita fachada no centro da cidade. Foi construído para abrigar a prefeitura e hoje é um prédio do Sesc.

Rua XV de Novembro e Boca Maldita

O calçadão da Rua XV é um clássico do centro. Nele fica uma região chamada Boca Maldita, que já foi palco de diversos debates políticos antigamente.

Morretes

A cidade de Morretes é uma pequena vila localizada próxima à costa. Famoso destino de final de semana, é também a parada final do passeio de trem que liga a cidade a Curitiba.

Nela, há muitas construções antigas e restaurantes servindo o famoso prato local chamado Barreado, servido com banana da terra e farinha como acompanhamentos.

Ilha do Mel

A Ilha do Mel fica bem próxima do continente. Muitos navios de carga passam bem perto da ilha, pois ela está muito próxima do porto de Paranaguá. As fotos são da região de Encantadas, um dos dois povoados da ilha e aquele em que nos hospedamos.

Caiobá

Na praia de Caiobá, localizada no município de Matinhos, temos poucos registros. Não tirei boas fotos lá em função do mal tempo.

Portas de Fachada

Nesta seção, separei diversas fotos em frontispícios, mais especificamente nas portas de entrada.

Flora

Aqui temos fotos tiradas tanto na Ilha do Mel quanto no Jardim Botânico. As primeiras são aleatórias fotos de elementos da paisagem e na sequência são somente flores.

Gastronomia

E para fechar, um toque de gastronomia nos diversos momentos da viagem.

O tempo voa e aqui estamos nós com o primeiro post dos próximos 5 anos. Fico feliz em perseverar neste hobby interessantíssimo e ter vocês por perto. Até a próxima aventura fotográfica!