Bem vindos a mais um Foto do Mês! Hoje temos um formato diferente do usual, no qual apresento um stop motion do pôr-do-sol.

Antes de divagar sobre o processo de criação, sem mais delongas, apresento o vídeo:

É um pôr-do-sol capturado em Valinhos, em Julho de 2020.

Concepção

Quando tirei as fotos não tomei uma decisão super planejada. Simplesmente notei o sol se pondo, peguei a câmera e comecei a experimentar várias configurações. Logo percebi que é um tanto complicado, pois o céu e - obviamente - o sol ficam muito mais claros do que a paisagem, que está contra a luz.

Para complicar um pouco mais, eu estava sem tripé e, ao invés de improvisar algo, decidi sentar num banquinho e ficar tirando as fotos sem me preocupar muito com estarem alinhadas. Afinal, no momento de impulso nem passou pela minha cabeça fazer um stop motion, talvez quem sabe eu estivesse querendo somente a melhor foto.

Processamento

Como de costume, usei o Darktable para essa tarefa. Como fiz várias experimentações, a exposição ficou muito diferente entre as fotos, mas ao ajustar no software consegui recuperar todas. Aqui vale levar em conta que não me preocupei muito com a qualidade dos detalhes.

Escolhi um estilo dentre alguns possíveis e, com uma edição rápida, fui tentando deixar tudo próximo do padrão. Não sei se é possível automatizar essa parte, mas nem ao menos pesquisei sobre isso, fui fazendo na mão mesmo.

Fiquei tentado a realizar duas perspectivas diferentes:

1: A cidade com boa exposição, sendo possível observar os seus detalhes, independentemente de o brilho do sol estourar o céu ao seu redor:

2: A cidade como uma silhueta, deixando o sol bem definido:

Talvez fosse possível também tentar um misto dos dois, ajustando seletivamente a exposição, mas não me deu na telha fazê-lo.

Alinhamento

Tendo capturado as fotos sem apoio, todas ficaram um pouco desalinhadas. Separei em quatro grupos nos quais o alinhamento não ficou tão discrepante e busquei um método de software para alinhar as fotos de forma automatizada.

Ao invés de buscar como fazê-lo usando softwares de edição de imagem, pesquisei como usar o OpenCV e Python. A base do meu código foi extraída do post Feature Based Image Alignment using OpenCV (C++/Python) e fiz somente mudanças para alinhar várias imagens dentro de uma pasta, ao invés de uma única imagem.

O resumo da história é o seguinte: o software usa uma foto como referência e alinha todas as outras a ela. Em todas as fotos, primeiro são encontrados pontos de referência independentes. As imagens são comparadas uma a uma com a referência em busca de correspondências e, por fim, as imagens são alinhadas.

Veja uma ilustração de pontos de referência correspondentes encontrados entre duas imagens desalinhadas do nosso cenário:

Algo que não fiz, mas poderia ter tentado, é cortar as bordas das fotos para evitar o efeito conforme ilustrado abaixo:

Um aspecto interessante de realizar esse processamento com um scrip e não um programa de edição de fotos é que a técnica de alinhar imagens é utilizada em outras àreas de aplicação, como em equipamentos médicos onde mais de uma câmera gera uma imagem, ou mesmo em vídeos onde o paciente acaba inevitavelmente se mexendo. Também é bastante usada em apps, por exemplo para leitura de formulários.

Criação do Stop Motion

Tendo as fotos alinhadas salvas no computador, usei o Kdenlive para importá-las como clipes. Poderia ter usado um script? Sim, provavelmente o FFmpeg, mas essa parte não seria tão divertida quanto o alinhamento das imagens, então fiz com a ajuda de um software de edição de vídeo mesmo.

Um ponto legal dessa funcionalidade de clipe do Kdenlive é o Dissolve, que permite uma transição suave entre duas imagens, dando a sensação de movimento. Importar como clipe também permite definir a duração de cada frame.

Comparação com Time-lapse

Enquanto eu preparava esse post gravei um vídeo em time-lapse de um pôr-do-sol com o celular, somente a título de curiosidade. Para ter uma cena comparável à do stop motion, precisei cortar o vídeo, pois o celular não suporta zoom neste modo de gravação. O resultado é um vídeo com baixa resolução e que não ficou tão legal quanto o stop motion, na minha opinião. E na sua?

E por hoje é só!