Neste post, apresentarei um híbrido de fotos tiradas no modo manual e no modo automático, clicadas na cidade de Lucerna, na Suíça.

Os algoritmos de pós-processamento atuais são muito legais e me sinto razoavelmente convencido de que, em geral, é melhor tirar foto no automático. Todas as fotos foram tiradas com o Galaxy S10e.

Fica o detalhe para o tema desse mês: minha ida a trabalho para a cidade de Lucerne, na Suíça.

A Mais Icônica - Kapellbrücke e Wasserturm

A Kapellbrücke é a ponte de madeira - ponte da capela - e a wasserturm é a torre hexagonal anexa. A menção a capela no nome se refere a uma capela próxima e não à torre hexagonal.

Kapellbrücke - clique em modo manual

Essa acima é a foto tirada no modo manual com um pouco de pós-processamento. Essa paisagem é a mais icônica pois além da beleza do cenário, é tida como um dos locais mais fotografados da Suíça. Vale ressaltar que cliquei de um ponto que provavelmente não é o mais comum de fotografar, pois não mostra a ponte toda. O objetivo foi deixar a torre em destaque.

Kapellbrücke - clique em modo automático

Essa segunda foto foi tirada no modo automático. A título de curiosidade, essa ponte foi construída no século XIV e após sobreviver aos séculos algum campeão conseguiu atear fogo a ela em 1993. Pinturas originais do século XVII encomendadas pelo prefeito da época para adornar a ponte foram perdidas para sempre no incêndio.

Chafariz em Lucerne

Chafariz na Spreuerbrücke

Esse chafariz fica anexo a uma segunda ponte de madeira chamada Spreuerbrücke, ou ponte das cascas de grãos. O nome se deve ao fato de ser a única ponte de onde era permitido jogar cascas de grãos e folhas rio abaixo. Foto tirada no modo manual.

Vierwaldstättersee e Alpes

Panorâmica do Vierwaldstättersee

As pontes citadas nas fotos anteriores passam sobre o rio Reuss. Este rio, por sua vez, corre a partir do Vierwaldstättersee - ou Lago dos Quatro Cantões, também conhecido como Lago de Lucerne. Foi à beira deste lago que quatro cantões - similares aos estados no Brasil - se uniram num pacto de proteção, o que fundou a Suíça.

Esta panorâmica foi tirada durante um passeio de barco. Foi muito difícil tirar uma foto razoável no modo manual e esta, que foi uma das melhores, ainda ficou ruim e portanto editei tentando deixar com um efeito bucólico e antigo.

Monte Rigi

Monte Rigi - clique em modo manual com cidade borrada ao fundo

Tentativa de criação de profundidade ao borrar o fundo e colocar a cerca em destaque. Essa foto foi tirada no modo manual, no cume do monte.

Monte Rigi - clique em modo automático com lago ao fundo

Foto tirada no modo automático, numa simples tentativa de registrar a paisagem vista do cume.

Hotel e torre de comunicação no topo do Monte Rigi

Outra foto tirada no modo automático, com o objetivo de registar o hotel e a torre de comunicações no cume do monte Rigi.

Panorâmica clicada em Rigi Kaltbad

Mais uma foto difícil de tirar devido à grande variação de intensidade luminosa. Essa foi tirada no modo manual em um pequeno resort chamado Rigi Kaltbad.

Panorâmica clicada em Rigi Kaltbad com modo automático e HDR

Podemos ver acima que a versão automática com HDR capta de forma muito mais precisa o cenário como um todo. Note-se que não fiz nenhum recorte nesta foto, enquanto na manual eliminei um pedaço do telhado à direita.

Boneco de neve

Gigante boneco de neve de aproximadamente 20 centímetros. Foto tirada no modo manual.

Weggis

O vilarejo de Weggis, aos pés do Rigi. Foto tirada em rua aleatória, no modo automático. Foi um clique bem descompromissado, porém gostei do resultado.

Horw e Monte Pilatus

Monte Pilatus a partir de Horw

Vista do monte Pilatus a partir de Horw. Foto no modo automático.

Monte Pilatus a partir de Horw com zoom

Foto da mesma perspectiva da anterior, porém com zoom e algumas nuvens no caminho. Também tirada no modo automático. O Google Photos até tentou fazer uma versão com realce de cor, porém achei muito ruim.

Queijo e Salame

Queijo e salame italiano

Foto espontânea de um jantar com comida fresca italiana. Poderia ter recortado alguns detalhes desnecessários e, caso fosse tirar a foto a propósito, ao menos tentaria arranjar os pratos de alguma forma mais agradável. A comida estava deliciosa.

Eu

Eu

Só pra não passar batido o fato de que eu estive lá. Naturalmente, tirada com a câmera frontal no modo automático.

E acaba aqui o post do mês. Durante esta viagem, foquei em tirar poucas fotos e aproveitar com mais intensidade os momentos vividos. Em relação a outras viagens que fiz, tirei um número bastante reduzido de fotos e, ao voltar pra casa, ainda apaguei várias delas assim guardando somente as melhores - com excessão das fotos tiradas no modo manual, que aqui expus independente da qualidade.