Na sequência do último post, dou prosseguimento à série Foto do Mês com uma coletânea de Janeiro de 2020, que retrata minhas andanças pela vizinhança.

Dentre as mudanças mais marcantes do mês, temos:

  • Mudança de câmera: mês passado os cliques foram feitos com a Nikon D3300 e sua lente padrão, enquanto neste mês todos vieram do Samsung Galaxy S10e. Também por isso, há fotos tiradas mês passado que compõem o post atual.
  • Menor esforço: neste mês, saí a esmo pelas ruas da cidade numa única ocasião. Também usei pouquíssimo tempo para pesquisa e edição das fotos raw.

Fique à seguir com uma visão da minha vizinhaça, majoritariamente.

A Melhor - Semáforo e Árvore Rachada

Árvore cresceu dividida em dois para não quebrar os fios de luz

Escolhi esta como a melhor pelo destaque e impressão que a árvore quebrada dá ao registro. Também gostei da sensação de tridimensionalidade da composição: semáforo e árvore à frente, avenida em meio plano e prédios ao fundo.

Avenida dos Esportes

Córrego na Avenida dos Esportes

Lugar clássico da cidade. Vista de uma das pontes que cruza o córrego cujo nome não consegui descobrir nem com Google Maps nem com a seção Hidrografia de https://www.daev.org.br/informacoessobrevalinhos.

Calçada para pedestres

Calçada de passeio que leva à praça Brasil 500 Anos.

Grama alta

Grama alta decorrente das frequentes chuvas de Janeiro. Nesta época, ao menos nos dois últimos anos, a grama tomou conta de boa parte da cidade.

Lixeira transbordando

É legal ver que a população faz bom uso dos lixos públicos. Infelizmente, este estava transbordando.

Mais da Vizinhança

Panorânica de Valinhos em direção a Itatiba

Panorâmica tirada de região central, mirando ao norte, nordeste e leste. À esquerda, prédio azul comprido da antiga Rigesa; ao centro e direita, atrás de galpão, condomínio de prédios Parque dos Pássaros; ao fundo, centralizado puxando para a direita, Casinha do Figo e estradinha para Itatiba; ao fundo, um pouco para a esquerda, caixa d’água do DAEV.

Rua de paralelepípedo com árvore de flores roxas

Foto um pouco sem sal. O objetivo era deixar a árvore roxa em primeiro plano e o muro azul levando ao fusca azul bem ao fundo. Faltou algo.

Caixa para cartas, revista e jornal

Revista, jornal e cartas em meio físico ainda exsitem?

As Plantinhas

Pequenas flores vermelho-alaranjadas

Tirar fotos de flores é divertido. Só fui perceber formigas após um belo zoom, durante o pós-processamento.

Congelando o Movimento

Bueiro recebendo água

No mês passado, dei enfoque às tentativas de fazer o “véu da noiva”. Desta vez, frente ao acaso desta oportunidade, treinei a captura de imagem com nitidez, sem movimento.

Calçadão da Avenida Atlântica - Caiobá / PR

Avenida Atlântica em Caiobá/PR

Esta é do mês passado. Avenida Atlântica do balneário de Caiobá, na praia de Matinhos / PR.

Cão

Napoleão

Esse é o meu cão. Ou melhor, da família. Sempre que tento tirar fotos dele, como mero iniciante, enfrento uma boa dose de dificuldade. Ou o cão fica muito escuro, ou o fundo fica muito exposto. Mas vamos tentando. Com os conceitos de pós-processamento, as fotos vão ficando um pouco mais decentes.

Que os cliques deste mês dêem mais sentido à minha relação com uma cidade que cada vez mais me conquista. Que o olhar atento em busca de boas fotos me faça enxergar a beleza oculta nas paisagens do meu dia-a-dia.